Você já ouviu alguém dizer que tem “bico de papagaio na coluna”? Esse termo é bastante popular, mas o nome técnico correto para essa condição é osteofitose, e ela está relacionada a alterações comuns do envelhecimento da coluna vertebral.
🦴 O que são os bicos de papagaio?
“Bico de papagaio” é como muitas pessoas chamam os osteófitos — pequenas formações ósseas que surgem nas articulações da coluna. Seu nome popular vem do formato curvo e projetado que é semelhante ao bico de uma ave.
Essas formações ocorrem como parte de um processo natural de desgaste das articulações, geralmente com o avanço da idade.
📍 Onde aparecem os osteófitos?
Os bicos de papagaio podem se desenvolver em qualquer parte da coluna:
-
Coluna cervical (pescoço)
-
Coluna torácica (região média)
-
Coluna lombar (parte inferior)
❓ Eles sempre causam dor?
É muito comum que osteófitos sejam encontrados em exames de imagem de pessoas sem nenhum sintoma. No entanto, quando esses “bicos” comprimem nervos ou estruturas da coluna, podem causar:
-
Dor localizada ou irradiada
-
Dormência ou formigamento
-
Rigidez na movimentação
👨⚕️ Quando procurar avaliação?
Se você sente dor persistente na coluna, limitação de movimento ou sintomas neurológicos, é importante procurar um especialista para avaliação.
👨⚕️ Atendo em Passo Fundo, Cruz Alta e Sananduva, com foco em doenças da coluna e dor crônica — com tratamento individualizado, e sempre com orientação ética e baseada em evidências.
📩 Agende sua consulta clicando Aqui!.